sábado, 25 de maio de 2013

              Bolsas de Palhas do Serrote do Cabreiro

Em cada ponto de palha se carrega a força desse povo maravilhoso que não desiste nunca e que considera a vida linda como as peças de bolsa.

Conjunto quadrado




Piso


Cesta redonda




Cesta quadrada



sexta-feira, 24 de maio de 2013




“A palha carrega a vontade de vencer, a bolsa já pronta, a persistência de ser batalhador. Portanto, o artesanato de palha é digno de ser respeitado e aplaudido.”

                                                 
                                               Fábio Barbosa

domingo, 19 de maio de 2013

Acredite em você!


As pessoas só reconhecerão seu valor, 
sua importância, quando você, primeiramente, 
se conscientizar do seu grande valor e que é importante. 
Mude seu pensamento sobre si, 
que suas atitudes mudarão, 
e os olhares ao redor mudarão consequentemente. 
Inicie a mudança em você, 
e aguarde, espere, 
as mudanças alheias refletirão em sua vida. 
Antes que creiam em você, 
seja você o primeiro a acreditar em si.

Fábio da Silva Barbosa

A IMPORTÂNCIA DE UMA MESA




Em toda casa há uma mesa,
em toda mesa há uma história,
história alegre ou triste, fofoca ou besteira,
o importante é que algo a mesa guarda.
Mas, no mundo há muitas mesas
e não quero falar de uma qualquer.
Quero explanar a importância de uma mesa
Que é mais que uma simples mesa.
É a mesa, guardadora de tantos fatos, episódios,
cenas sérias, tristes, brigas, reuniões,
discussões, amizade, descobertas, brincadeiras.
Há tantas coisas que a mesa da cozinha sabe.
Ela suportou, suporta e suportará emoções
calada, movida pra lá, movida pra cá,
mas, está sempre no mesmo lugar: na cozinha.
Tantos famintos já exterminaram a fome nela,
aniquilaram a agreste sede perante ela,
quantas lágrimas rolaram veementemente sobre seu espaldar,
quantos palavrões escutou calada, quieta, paciente.
Quantas palavras lindas foram contempladas naquela humilde mesa.
A mesa da cozinha da mamãe,
não é uma mesa qualquer, é a mesa!
Com seus defeitos, porém importante.
Suas pernas finas suportam tantas batalhas,
batalhas de almoço, de café da manhã
de lanche, de intrigas
de ceia de Natal, de réveillon.
Quantos acessórios a pobre mesa aguenta:
pratos, copos, toalha, brinquedos, objetos, crianças.
A mesa da cozinha traz consigo o poder da história
de resgatar da memória episódios que ficaram registrados na mente,
no coração e na mesa.
A mesa tem um poder ininteligível,
faz as pessoas recordarem emoções, sensações, sentimentos...
A mesa da cozinha é tão importante quanto qualquer outro móvel,
velha, de madeira, rústica, cansada, lutadora,
entretanto, vencedora igual aos donos.
Desde quando a cozinha foi feita
muitos móveis entraram, viveram e morreram,
conquanto, a mesa ainda permanece, viva, forte e única.
Quando a saudade bate, não recorro à fotografia nem ao telefone,
recorro à mesa, a qual contém o cheiro e o perfume daquelas pessoas que
tanto eu gostei e ainda gosto,
Mas, que não se encontra perto de mim.
Risos e lágrimas, choro e alegria
vida e morte, tudo perante a mesa.
A mesa da cozinha,
a qual com sua ausência, a cozinha não ficaria completa, não seria a mesma...
Triste, sozinha, a cozinha precisaria de sentido,
assim como
alguém que foi amputado e sente falta da parte do seu corpo.
Contudo, a mesa é tanta coisa
é sentimento, que vive dentro da cozinha, nosso coração.
Sentimento este que vive e ouve e sabe tantas
palavras, vivências e histórias.
Nada na vida é inútil, aquelas coisas ou pessoas que
imaginamos não ter muito valor,
são com certeza importante para alguém.
Para muitos mesa é somente um objeto descartável,
para mim, mesa compõe o coração vivo da casa.
Por isso, cuidado, às vezes tratamos as pessoas como
meros objetos, como mesas.
 Mas, até as mesas tem um valor.
Então, valorize-se e valorize os outros.
Mesa, cadeira, armário ou qualquer móvel
cada um tem uma função e uma importância diferenciada.

Fábio da Silva Barbosa


sábado, 18 de maio de 2013


18 de Maio - Dia nacional do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes!


domingo, 12 de maio de 2013

APRENDENDO A AMAR!



Certa vez um camponês viu-se muito triste e cabisbaixo, achando a vida melancólica e sem alegria, não tinha mais razões para sorrir, para amanhecer e contemplar a beleza do nascer do sol, enfim, não havia motivos para continuar vivendo. Começou a se isolar, e num dia, no qual chorava muito, se perguntou mentalmente...
- Deus não tenho mais motivos para caminhar! O que faço. O que será de mim...
E enquanto pensava, lágrimas rolavam de forma contínua, sem cessar pelo seu rosto pálido e incolor. De repente, sobreveio uma ventania rápida, e levando consigo muita sujeira, um cisco entrou no seu olho esquerdo. Foi até um lago próximo e começou a molhar o rosto, visando remover o cisco, e quando concluído o objetivo (cisco removido) voltou ao lugar anterior. E ouviu uma doce voz:
- Vais à primeira fazenda que vires e fiques lá…
Então o camponês perguntou:
- Mas como vou saber se é realmente a fazenda certa? E o que vou fazer lá? O que vou encontrar?
E todas as suas perguntas ficaram sem resposta, pois nenhuma voz ecoou mais. Levantou-se e prosseguiu, andou, andou, andou e depois de muito andar, já cansado, viu uma fazenda e lembrou-se da voz. Foi em frente e chegando lá, tinha o seguinte nome a fazenda Experiência.
Entrou e deparou-se com inúmeros e distintos animais, cada qual com sua forma, seu jeito, com suas peculiaridades… Uns mais frágeis, outros mais atentos, uns mais quietos, outros mais agitados, uns mais doces, outros mais fechados, porém todos únicos e importantes. Entretanto na fazenda, o camponês percebeu que não havia nenhum proprietário, ela estava abandonada…
O camponês por um momento pensou em sair da fazenda, fingir que não sabia de nada e prosseguir a diante, pois não queria ficar com mais problemas. Porém, ele pensou consigo:
- Se eu sair daqui sem pelo menos ver e conviver com esses animais não vou saber se ia gostar ou não deles… Vou ficar…
Decidido a tal atitude, permaneceu na fazenda e percebeu que os animais seriam um obstáculo a ser vencido, pois a convivência não era totalmente fácil, visto que havia animais com todos os gêneros e temperamentos variados.
Inicialmente alguns animais iam se deparando com ele, derrubando-o, outros o batiam, e assim ele ficou novamente triste e melancólico.
Contudo não desistiu, quando algum animal dava-lhe um chute, ele retribuía com carinho, quando outro dava-lhe uma marrada, ele colocava comida e sorria para ele, mas haviam aqueles que brincavam com ele, davam-lhe carinho, e ele foi reunindo forças para suportar e continuar lá.
Depois de alguns dias ele percebeu que havia alguns animais com o pelo diferenciado, com uma cor esbranquiçada, foi quando removendo o pelo identificou algumas feridas, as quais não estavam totalmente saradas, contendo algumas partes abertas, e começou a tratá-las, cuidando com paciência e delicadeza. Notou que todos que estavam com tais feridas eram os animais agressivos.
Passou-se o tempo e todos os animais começaram a gostar do simples camponês, cada um da sua forma e ele percebeu que sua presença foi importante na vida daqueles animais.
Compreendeu que no mais perigoso leão, contém o mesmo coração do meigo gato, que assim tanto o cantar do galo quanto o rixo do cavalo expressava o mesmo carinho em relação ao camponês, mudando somente a forma de expressão.
O camponês resolveu cuidar sempre dos animais, pois entendeu que era sua habilidade e sentia-se realizado ao fazer isso. A mesma voz depois falou:
- Percebeu camponês, como em cada ser há algo de importante? Basta tentarmos descobrir.
Que o camponês que há em você possa descobrir o que há de melhor em cada animal, cada pessoa que percorre em nosso trajeto, amando-os e cuidando-os, sempre valorizando o que há de melhor na sua essência.

Poesia a Minha Mãe



Deus é muito maravilhoso
aos filhos conceder tão grande amor
dentro de um coração esplendoroso
capaz de suportar qualquer dor.

O amor de mãe é inigualável
não se pode medir nem contar
tanto amor humano, é inimaginável
por amor, a mãe é capaz de se doar.

Não importa o tamanho do seu sofrer
o que ela mais quer e deseja
é ver o melhor ao fruto do seu ser
a felicidade do filho acontecer.

Palavras trêmulas fogem ao expressar
tanto carinho, solidariedade e proteção
que minha mãe transmite ao me amar
ensinando as maiores lições pelo coração.

Mãe também é palavra inexplicável
muito difícil de conceituar
verdadeiro alicerce inabalável 
seu verbo é sempre o amar.

Poesia finalizada, mas há palavras que querem explodir
quero a Mª do Socorro da Silva Barbosa 
agradecer pela vida, pelo amor, pelo sorrir
és minha mãe, linda, única e maravilhosa.



Fábio S. Barbosa

sábado, 11 de maio de 2013



A uma pessoa especial...
Mamãe! Neste dia especial, quero dizer que és importante para mim,
porque você mim deu a vida e todos os valores morais que tenho.
Reconheço que, às vezes, não és compreendida e
 valorizada como deveria ser, mas, na vida quando caio,
me ajudas sempre a levantar,
com palavras, um abraço, até simplesmente um aconchego, então aprendo o verdadeiro sentido de se ter uma mãe como você e vivo a experiência de sobreviver, e dessa forma, passo a valorizar-te mais.
Deixei de ser criança para a vida, porém para ti, sou eternamente aquela criança que precisa de proteção e carinho...
Reciclo minhas memórias e reflito sobre a nossa vida familiar, sobre nossos laços maternos. Foi essa reflexão que me trouxe a consciência,
de que você, além de uma supermãe,
é um exemplo de ser humano inigualável que possui um amor
que pode ser comparado ao amor celestial.
Você sempre se doou e viveu para a família. Hoje relembro tantos momentos de ternura, às vezes, tempos difíceis,
mas sempre ocasiões em que sua presença cheia de amor, a tudo superava. Obrigado mãe! Obrigado por tudo, que o amor de Cristo esteja sempre com você.
Parabéns não somente por este dia, pois todos os dias do ano são também especiais para você, porém, parabenizo-lhe por ser simplesmente um ser insubstituível...
Amo-te!

Fábio S. Barbosa

Não desista nunca!

Por que desistir se você pode tentar mais um pouco?
Não desista, se falhar 100 vezes, tente mais uma vez, mais uma vez, mais uma vez...
Se mesmo assim, você não conseguir, tente às vezes que for preciso. Nossas maiores vitórias ficam acima de uma linha que fica por cima de dois lados: o lado da persistência e o outro, o do desânimo, aquele que diz que você não consegue, e daí você sente vontade de desistir. Se for escolher pular da linha sobre algum lado, escolha o da persistência, portanto, NÃO DESISTA, acredite em você. Nossas conquistas já iniciam na mente! Nas palavras que proferimos. As limitações que você enfrenta são na maioria impostas por você mesmo. Recicle seus pensamento e palavras a seu favor! Você consegue! Você pode!

segunda-feira, 6 de maio de 2013



"Não deixe que as dúvidas o impeçam de tentar, talvez nessa tentativa esteja sua vitória."

Fábio S. Barbosa





O mundo é o mesmo para todos, o olhar que varia de cada ser humano.
Muitos podem olhem para esta imagem e ver apenas água delimitada a certas árvores e limitada a um céu. 
Outro pode enxergar nesse recinto um lugar de reflexão e tranquilidade. 
Para muitos serve de inspiração pra criação literária e artística. 
Para uns, é o único meio de sobrevivência. 
Para outro, essa imagem é uma prova viva de que Deus existe e fez da natureza um verdadeiro sinônimo de beleza. 
Essa imagem retrata uma lagoa do Serrote do Cabreiro, interior de Aracati, localizada no Ceará. 
Mas, para você, o que ela representa?

sábado, 4 de maio de 2013

O valor nas pequenas demostrações



Uma simples demonstração de amor equivale a todas as constelações, cometas, astros e estrelas existentes...
A explanação do seu sentimento afetivo equivale a toda e qualquer riqueza, ouro e dinheiro...
Uma meiga exposição de carinho equivale a qualquer tipo de presente que se possa dar...
Um carinhoso abraço equivale a toda força indestrutível que possa haver...
Um sincero olhar equivale a qualquer invenção que o ser humano seja capaz de criar...
Um humilde aperto de mão reúne sentimentos...
Um baixinho sussurrar, quando se ama, é mais poderoso a qualquer convincente discurso...
Uma pequenina frase como "amo-te" equivale a tudo que possa imaginar de maravilhoso...
Por isso, ames intensamente, pois o amor dá razão a tudo que almejamos e vida a tudo que temos.
A vida sem os sonhos não há estímulo, sem amor, não há sentido!
Fábio da Silva Barbosa

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O ser humano sente-se bem ao saber que é amado, para isso, o homem necessita se libertar de quaisquer barreiras de timidez a fim de expressar suas sensações. Muitas das vezes, imagina-se que o outro sabe dos sentimentos que se sente, porém, nem todos contém a sensibilidade aguçada para averiguar e interpretar os gestos do corpo nem as emoções que são por eles transmitidos.
Expressão e demonstração são as duas palavras chaves de hoje! Expresse, demonstre o que você sente, pois explanando, exteriorizando suas emoções a convivência com outros melhora qualitivamente além de você se conhecer melhor.

domingo, 28 de abril de 2013

De você para você mesmo!



 Olhamos o mundo de acordo com nosso estado de espírito, seja ele qual for... Quando passamos por um momento adverso, geralmente ficamos preocupados e perdemos a paciência facilmente com qualquer pessoa; quando enfrentamos crise financeira, só falamos (reclamamos) a respeito; quando crise emocional, por quase tudo choramos e lamentamos (sendo que sempre nos classificamos como vítima, mesmo quando não o somos) e assim por diante.
De acordo com nossas emoções atuais encaramos o mundo e os indivíduos, porém, nem àquele nem estes têm culpa de tal estado de ânimo. O mundo é, apenas nesse contexto, o local onde vivemos esses sentimentos e as pessoas são como seres pensantes, apenas placas no caminho da vida que influenciam ou não a trilha de emoções que iremos andar.
Portanto, não podemos fazer nada em relação às atitudes dos demais em nossa vida, no entanto, conseguimos determinar os estados de ânimo que permaneceremos a sentir, ou seja, não podemos impedir se vamos sentir raiva ou não, mas conseguimos determinar se vamos continuar sentindo-a.
Enfim, somente viveremos bem com o mundo e os demais, quando capazes de vivermos bem com nossos mais íntimos sentimentos... Se não conseguirmos dominar nossas emoções, não dominaremos circunstâncias da vida, consequentemente.
Apenas você pode dizer o que quer sentir e como reagir diante do que está sentindo. Seja o escritor da sua própria história, não fazendo-a de rascunho mas de uma obra prima.

Fábio da Silva Barbosa

terça-feira, 23 de abril de 2013

Palavras pequenas para grandes reflexões!

Quando fazemos o que realmente gostamos, demonstramos isso de forma muito espotânea, sem precisar necessariamente explicarmos aos demais o valor de algo específico. É possível ensinarmos com exemplos e pecebermos um resultado mais satisfatório que turbilhões de conselhos ou dicas. O exemplo de vida há um poder enorme de transmutar ao externo valores morais e indispensáveis ao homem. É necessário que se agradeça a Deus diariamente por tudo que temos, pois o que estamos passando ou temos atualmente tem uma verdade a nos ensinar. Tirar as vendas dos olhos é preciso para vermos que o mundo é tamém flor, chuva, alegria, amizade e não só guerra, sofrimento, dor. O mundo é aquilo que enxergamos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quem aprende, é feliz!




O método de ensino da vida é por meio dos grandes erros ou das mais insuportáveis dores...
Quem nunca errou, nunca aprendeu algo de verdade...
Quem nunca sentiu uma dor, não consegue entender o grau de importância que tem a saúde.
Ás vezes, precisamos cair para enxergarmos a direção certa do nosso destino...
Quem anda por um caminho e nunca tropeçou, já não anda, engatinha,
pois em todo caminho há pedras e buracos que levam o ser humano em um dado momento a tropeçar, leve ou grotescamente, conquanto ao tropeçar,
aguçamos o sentido da visão e ficarmos mais atentos...
Atentos em tudo, atentos na ideologia que norteia a vida humana.
Atentos para perceber que apesar de toda a correria cotidiana, o que vale realmente a pena é sua felicidade, se você está bem com a condição de vida escolhida por você.
Se não, ainda a tempo de mudar, refazer escolhas.
Quem vive, faz escolhas. Quem faz escolhas, corre riscos. Quem corre riscos, pode acertar ou errar. Mas, o fato de tentar já constitui a essência da felicidade.


Fábio da Silva Barbosa

O poder do cuidado








 Certo jardineiro cansado de olhar flores antigas pediu a Deus:
- Senhor conceda-me uma nova flor para cuidar intensamente.
E o Senhor lhe deu uma belíssima flor rara, que para sobreviver precisava de muito carinho e cuidado. Os primeiros dias ela se desenvolveu bem, mas depois murchou e morreu… ­ Ele sem entender, perguntou:
- Senhor, por que ela morreu se eu a amava?
E Deus com sua sabedoria respondeu-lhe:
- Você, jardineiro, amava sua flor, mas não a regava, portanto não cuidava dela, dessa forma ela murchou e morreu…
Assim acontece com o AMOR de todos aqueles que amam, mas não expressam…

Fábio da Silva Barbosa