Em
toda casa há uma mesa,
em
toda mesa há uma história,
história
alegre ou triste, fofoca ou besteira,
o
importante é que algo a mesa guarda.
Mas,
no mundo há muitas mesas
e
não quero falar de uma qualquer.
Quero
explanar a importância de uma mesa
Que
é mais que uma simples mesa.
É
a mesa, guardadora de tantos fatos, episódios,
cenas
sérias, tristes, brigas, reuniões,
discussões,
amizade, descobertas, brincadeiras.
Há
tantas coisas que a mesa da cozinha sabe.
Ela
suportou, suporta e suportará emoções
calada,
movida pra lá, movida pra cá,
mas,
está sempre no mesmo lugar: na cozinha.
Tantos
famintos já exterminaram a fome nela,
aniquilaram
a agreste sede perante ela,
quantas
lágrimas rolaram veementemente sobre seu espaldar,
quantos
palavrões escutou calada, quieta, paciente.
Quantas
palavras lindas foram contempladas naquela humilde mesa.
A
mesa da cozinha da mamãe,
não
é uma mesa qualquer, é a mesa!
Com
seus defeitos, porém importante.
Suas
pernas finas suportam tantas batalhas,
batalhas
de almoço, de café da manhã
de
lanche, de intrigas
de
ceia de Natal, de réveillon.
Quantos
acessórios a pobre mesa aguenta:
pratos,
copos, toalha, brinquedos, objetos, crianças.
A
mesa da cozinha traz consigo o poder da história
de
resgatar da memória episódios que ficaram registrados na mente,
no
coração e na mesa.
A
mesa tem um poder ininteligível,
faz
as pessoas recordarem emoções, sensações, sentimentos...
A
mesa da cozinha é tão importante quanto qualquer outro móvel,
velha,
de madeira, rústica, cansada, lutadora,
entretanto,
vencedora igual aos donos.
Desde
quando a cozinha foi feita
muitos
móveis entraram, viveram e morreram,
conquanto,
a mesa ainda permanece, viva, forte e única.
Quando
a saudade bate, não recorro à fotografia nem ao telefone,
recorro
à mesa, a qual contém o cheiro e o perfume daquelas pessoas que
tanto
eu gostei e ainda gosto,
Mas,
que não se encontra perto de mim.
Risos
e lágrimas, choro e alegria
vida
e morte, tudo perante a mesa.
A
mesa da cozinha,
a
qual com sua ausência, a cozinha não ficaria completa, não seria a mesma...
Triste,
sozinha, a cozinha precisaria de sentido,
assim
como
alguém
que foi amputado e sente falta da parte do seu corpo.
Contudo,
a mesa é tanta coisa
é
sentimento, que vive dentro da cozinha, nosso coração.
Sentimento
este que vive e ouve e sabe tantas
palavras,
vivências e histórias.
Nada
na vida é inútil, aquelas coisas ou pessoas que
imaginamos
não ter muito valor,
são
com certeza importante para alguém.
Para
muitos mesa é somente um objeto descartável,
para
mim, mesa compõe o coração vivo da casa.
Por
isso, cuidado, às vezes tratamos as pessoas como
meros
objetos, como mesas.
Mas, até as mesas tem um valor.
Então,
valorize-se e valorize os outros.
Mesa,
cadeira, armário ou qualquer móvel
cada
um tem uma função e uma importância diferenciada.
Fábio
da Silva Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário