domingo, 12 de maio de 2013

APRENDENDO A AMAR!



Certa vez um camponês viu-se muito triste e cabisbaixo, achando a vida melancólica e sem alegria, não tinha mais razões para sorrir, para amanhecer e contemplar a beleza do nascer do sol, enfim, não havia motivos para continuar vivendo. Começou a se isolar, e num dia, no qual chorava muito, se perguntou mentalmente...
- Deus não tenho mais motivos para caminhar! O que faço. O que será de mim...
E enquanto pensava, lágrimas rolavam de forma contínua, sem cessar pelo seu rosto pálido e incolor. De repente, sobreveio uma ventania rápida, e levando consigo muita sujeira, um cisco entrou no seu olho esquerdo. Foi até um lago próximo e começou a molhar o rosto, visando remover o cisco, e quando concluído o objetivo (cisco removido) voltou ao lugar anterior. E ouviu uma doce voz:
- Vais à primeira fazenda que vires e fiques lá…
Então o camponês perguntou:
- Mas como vou saber se é realmente a fazenda certa? E o que vou fazer lá? O que vou encontrar?
E todas as suas perguntas ficaram sem resposta, pois nenhuma voz ecoou mais. Levantou-se e prosseguiu, andou, andou, andou e depois de muito andar, já cansado, viu uma fazenda e lembrou-se da voz. Foi em frente e chegando lá, tinha o seguinte nome a fazenda Experiência.
Entrou e deparou-se com inúmeros e distintos animais, cada qual com sua forma, seu jeito, com suas peculiaridades… Uns mais frágeis, outros mais atentos, uns mais quietos, outros mais agitados, uns mais doces, outros mais fechados, porém todos únicos e importantes. Entretanto na fazenda, o camponês percebeu que não havia nenhum proprietário, ela estava abandonada…
O camponês por um momento pensou em sair da fazenda, fingir que não sabia de nada e prosseguir a diante, pois não queria ficar com mais problemas. Porém, ele pensou consigo:
- Se eu sair daqui sem pelo menos ver e conviver com esses animais não vou saber se ia gostar ou não deles… Vou ficar…
Decidido a tal atitude, permaneceu na fazenda e percebeu que os animais seriam um obstáculo a ser vencido, pois a convivência não era totalmente fácil, visto que havia animais com todos os gêneros e temperamentos variados.
Inicialmente alguns animais iam se deparando com ele, derrubando-o, outros o batiam, e assim ele ficou novamente triste e melancólico.
Contudo não desistiu, quando algum animal dava-lhe um chute, ele retribuía com carinho, quando outro dava-lhe uma marrada, ele colocava comida e sorria para ele, mas haviam aqueles que brincavam com ele, davam-lhe carinho, e ele foi reunindo forças para suportar e continuar lá.
Depois de alguns dias ele percebeu que havia alguns animais com o pelo diferenciado, com uma cor esbranquiçada, foi quando removendo o pelo identificou algumas feridas, as quais não estavam totalmente saradas, contendo algumas partes abertas, e começou a tratá-las, cuidando com paciência e delicadeza. Notou que todos que estavam com tais feridas eram os animais agressivos.
Passou-se o tempo e todos os animais começaram a gostar do simples camponês, cada um da sua forma e ele percebeu que sua presença foi importante na vida daqueles animais.
Compreendeu que no mais perigoso leão, contém o mesmo coração do meigo gato, que assim tanto o cantar do galo quanto o rixo do cavalo expressava o mesmo carinho em relação ao camponês, mudando somente a forma de expressão.
O camponês resolveu cuidar sempre dos animais, pois entendeu que era sua habilidade e sentia-se realizado ao fazer isso. A mesma voz depois falou:
- Percebeu camponês, como em cada ser há algo de importante? Basta tentarmos descobrir.
Que o camponês que há em você possa descobrir o que há de melhor em cada animal, cada pessoa que percorre em nosso trajeto, amando-os e cuidando-os, sempre valorizando o que há de melhor na sua essência.

Poesia a Minha Mãe



Deus é muito maravilhoso
aos filhos conceder tão grande amor
dentro de um coração esplendoroso
capaz de suportar qualquer dor.

O amor de mãe é inigualável
não se pode medir nem contar
tanto amor humano, é inimaginável
por amor, a mãe é capaz de se doar.

Não importa o tamanho do seu sofrer
o que ela mais quer e deseja
é ver o melhor ao fruto do seu ser
a felicidade do filho acontecer.

Palavras trêmulas fogem ao expressar
tanto carinho, solidariedade e proteção
que minha mãe transmite ao me amar
ensinando as maiores lições pelo coração.

Mãe também é palavra inexplicável
muito difícil de conceituar
verdadeiro alicerce inabalável 
seu verbo é sempre o amar.

Poesia finalizada, mas há palavras que querem explodir
quero a Mª do Socorro da Silva Barbosa 
agradecer pela vida, pelo amor, pelo sorrir
és minha mãe, linda, única e maravilhosa.



Fábio S. Barbosa